ESPECIALIDADES


OSTEOPATIA

A Osteopatia é um método que age como meio de diagnóstico e tratamento, que utiliza recursos manuais para uma abordagem terapêutica do corpo e suas dores. O tratamento através dela permite o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo. O foco maior do tratamento é na origem da dor e não onde ela está localizada, até porque a dor não é a causa principal da lesão, normalmente elas podem ser ocasionadas devido a um desequilíbrio.Com o conceito da busca da homeostasia, que é o equilíbrio das funções do corpo, a Osteopatia atua em vários sistemas do corpo, como por exemplo, o sistema músculo esquelético, responsável pelo nosso aparelho locomotor (músculos, ossos e articulações). A Osteopatia foca no equilíbrio do corpo, podendo ser usada desde tratamentos pediátricos até tratamentos para indivíduos com idade mais avançada.


COLUNA VERTEBRAL

Tratamento profilático e curativo da coluna por especialista em coluna vertebral e Osteopata, que visa estruturar as funções de cada segmento vertebral. Patologias como tendinites por LER (Lesões por esforços repetitivos) ou DORT (distúrbios osteo-musculares relacionados ao trabalho), hérnias de disco, ciáticas, cefaleias, tonturas, dentre outras, estão relacionados, e muitas vezes o principal fator é uma disfunção da coluna. Processos degenerativos (artrose) quando tratados preventivamente ou mesmo quando já instalados, obtém ótimos resultados com a Osteopatia, pois o foco articular volta a funcionar sem atrito lesional. As disfunções viscerais também são tratadas com ótimos resultados, melhorando a qualidade de vida dos pacientes que, após longos dias, meses ou anos de dores e desconfortos, se livraram da dor após passarem por este excepcional tratamento!!!


FISIOTERAPIA

Fisioterapia é o conjunto de técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O objetivo desta área é preservar, manter, desenvolver ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgãos, sistemas ou funções, como parte do processo terapêutico nas condições psico-físico-social para promover melhoria de qualidade de vida. O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares. Uma das principais características da fisioterapia se volta para a reabilitação, sendo esse um processo que busca a reinserção do indivíduo nos aspectos biopsicossocial. Através dessa busca, o fisioterapeuta reintegrará novamente a funcionalidade, adaptada ou não, para que o mesmo possa adquirir novamente sua independência perante à sua rotina diante da sociedade.


RPG

A RPG (Reeducação Postural Global) tem como finalidade corrigir problemas de postura através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular, prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais, lombares, entre outras. Através da RPG, o paciente ainda se beneficia do fortalecimento do tônus postural, da eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais, do alívio de problemas pulmonares, entre outros. Os exercícios de respiração que fazem parte das sessões de RPG são altamente favoráveis para o equilíbrio emocional e melhora da qualidade de vida do paciente. As posturas de RPG não tem restrições de idade, sendo indicado a pessoas de qualquer faixa etária.


PILATES

Pilates é um conjunto de exercícios que visa o desenvolvimento e restauração da saúde de indivíduos em condições patológicas, assim como também promove um aumento na qualidade de vida de pessoas saudáveis. O método garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo o emagrecimento e definição muscular. A principal vantagem da prática é que ela é acessível a todas as pessoas, desde um atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida. Crianças, gestantes e deficientes também podem praticar. Com mais de 500 tipos de exercícios que podem ser praticados nas mais variadas intensidades – do nível básico até o super avançado, o Pilates é acessível a qualquer pessoa porque respeita as capacidades (e as necessidades) individuais, acima de tudo. Nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico.


ACUPUNTURA

As agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite. As indicações são diversas, mas as principais costumam ser por conta de dores, dificuldades para dormir e controle da ansiedade e do estresse. A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória. Pode ser usada para o tratamento de problemas e doenças, como por exemplo, problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca, problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide. Além destes problemas, a acupuntura pode também ser utilizada no tratamento de doenças e distúrbios emocionais como ansiedade, excesso de estresse ou depressão, por exemplo.


NUTROLOGIA

É a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso. A abrangência de atuação do médico nutrólogo envolve diagnosticar e tratar as doenças nutricionais (que incluem as doenças nutroneurometabólicas de alta prevalência como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes mellitus), recorrendo à solicitação e avaliação de exames diagnósticos, para identificar possíveis “erros” alimentares, hábitos de vida ou estados orgânicos que estejam contribuindo para o quadro nutricional do paciente, já que as interrelações entre nutrientes, medicamentos e mecanismos regulatórios orgânicos são complexas.


GERIATRIA

É a especialidade médica que atende aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos, de um envelhecer saudável até o tratamento e a reabilitação do idoso. O geriatra é um médico que utiliza uma abordagem ampla para a avaliação clínica, incluindo aspectos psicossociais, escalas e testes. O geriatra também trata de problemas com múltiplas causas, como tonturas, incontinência urinária e tendência a quedas. Ele também fornece cuidados paliativos aos pacientes portadores de doenças sem possibilidade de cura. Frequentemente, atua em conjunto com equipe multidisciplinar, como na avaliação de tratamentos adequados e daqueles que trazem riscos e/ou interações indesejadas. A Medicina Geriátrica é uma ciência que avança a cada dia, propiciando longevidade com melhor qualidade de vida para a população idosa.


CLÍNICA MÉDICA

É considerada uma das áreas bases da medicina, uma vez que engloba conteúdo das diversas especialidades clínicas. É importante frisar que a Clínica Médica, como especialidade, engloba a atenção primária. Outra área importante de atuação são as ações preventivas individuais, orientando medidas saudáveis e realizando exames preventivos. A Clínica Médica é a Medicina em sua essência. O clínico é habilitado a tratar doenças de alta prevalência e gerenciar o atendimento multiprofissional em situações em que se faz necessário o atendimento especializado. Com o Clínico tem-se um atendimento global e não segmentarizado, com uso racional de exames laboratoriais e por imagem e ênfase no modelo médico tradicional de investigação diagnóstica e terapêutica. O acompanhamento médico em consultório é a forma mais eficiente de promover saúde, prevenir doenças, diagnosticá-las precocemente e evitar complicações de doenças crônicas.


CONDICIONAMENTO FÍSICO

É a capacidade que o corpo tem de resistir a desafios físicos de sua rotina, ocasionais ou inesperados, se limitando principalmente a fatores relacionados a performance física, tais como resistência aeróbica e anaeróbica, força, velocidade e flexibilidade, potência, agilidade. E para que isso aconteça é preciso trabalhar com treinamentos as diversas valências físicas ou capacidades do corpo. E essas capacidades físicas são potência, força, velocidade, equilíbrio, agilidade, coordenação motora, flexibilidade e a resistência. Benefícios do condicionamento físico: diminui o risco do aparecimento de lesões, diminui o tempo de reabilitação após uma lesão, mantém o aprendizado de tarefas motoras adquiridas e mantém uma ligação efetiva entre o atleta e o seu esporte através da execução correta destas tarefas motoras. Existem muitos exercícios aeróbios que melhoram o seu condicionamento físico, exemplos: caminhadas, trotes, treinos de mudanças de velocidades entre trotes e caminhada, pedalar, nadar, correr, patinar. Unindo-se as atividades da Fisioterapia, Pilates, RPG, Osteopatia e etc., completamos o quadro do condicionamento físico ideal e sem lesões.


 

Faça o agendamento de forma rápida!

Agende!